(Dono de Obra: REFER, Estradas de Portugal, ADIF – Gestor Infraestrutura Ferroviária Espanhola e Dirección General de Carreteras)
Da participação da XaviSub destaca-se o desenvolvido em conjunto com a Teixeira Duarte de uma metodologia única e inovadora para instalação da ensecadeira.
Os principais trabalhos desenvolvidos pela XaviSub em 2012 foram:
- Dragagem em torno dos pilares na ordem dos 10m e regularização de fundos com jatos de pressão regulável e aspiração.
- Execução de furações no fundo do pilar de forma a suster a ensecadeira e criar o rolhão de fundo
- Limpezas em torno dos pilares na zona de contacto do betão do rolhão.
- Transporte fluvial da ensecadeira (dimensões 13m altura por 21m comprimento com peso total superior a 100Ton.) a flutuar desde o cais até ao local de instalação (pilares) com recurso a balões de impulsão.
- Montagem da ensecadeira, isto é, manobras de mudança das duas peças que constituem a ensecadeira da posição de transporte fluvial para a posição à vertical e colocação na posição final em torno do pilar.
- Fixação da ensecadeira ao pilar, execução de betonagens submersas para efetuar o rolhão de fundo e vazamento das águas do interior da ensecadeira.
- Mudança de ensecadeira entre pilares, repetindo os processos.
Esta metodologia de montagem da ensecadeira foi também já usada na Reabilitação dos Pilares da Ponte da Barra – Aveiro, tendo sido também desenvolvido metodologia idêntica a esta entre a Xavisub e a Teixeira Duarte.